Professora Roseli

Minha foto
Itaquaquecetuba, São Paulo, Brazil

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Fica a Dica - A Corrente do Bem - Progressão Geométrica

O professor de Estudos Sociais da 7ª série Eugene Simonet sugere que os alunos, como um trabalho, pensem num modo de mudar o mundo. E eles devem colocar isso em prática. O professor faz isso sem esperar muito dos alunos, já que aplica o trabalho todos os anos e nenhuma grande ideia havia surgido até então. Porém, desta vez, o garoto Trevor Mckinney resolve levar o trabalho a sério . Ele crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. Aos 11 anos, ele mora num bairro de classe operária de Las Vegas com a mãe, Arlene que trabalha à noite como garçonete numa boate de strip tease, de dia, num cassino, e tem pouco tempo para ele. O pai é ausente e quando aparece é para trazer problemas.

Para o trabalho proposto, o seu professor Trevor cria a corrente do bem. A ideia é baseada em três premissas: fazer por alguém algo que este não pode fazer por si mesmo - fazer isso para três pessoas; e cada pessoa ajudada fazer isso por outras três. Assim, a corrente cresceria em progressão geométrica: de três para nove, daí para 27 e assim sucessivamente. Sem que Trevor saiba, a concepção da corrente do bem, iniciada em Las Vegas, está se espalhando pelos Estados Unidos.

O trecho aqui disponibilizado retrata o momento em que Trevor expõem a sua ideia ao professor e aos colegas de classe. O trecho permite trabalhar com o conceito de progressão geométrica.

Ficha técnica: (Pay It Forward), Drama, EUA, 2000, 122 min, COR. Direção: Mimi Leder

Palavras-chave: Sequências numéricas. Progressões Geométricas.








Fonte: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12092




Neste link, vocês encontram atividades prontas de algumas avaliações de instituições importantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário