Professora Roseli

Minha foto
Itaquaquecetuba, São Paulo, Brazil

terça-feira, 27 de maio de 2014

Fica a Dica- Sequencia Didática


Resolver situações problemas com as quatro operações fundamentais

ü  Objetivo:
Desenvolver junto ao educando situações problemas envolvendo as quatro operações matemáticas de forma a desenvolver o potencial ao que se refere a problemas em diferentes contextos.

ü  Conteúdos:
As quatro operações fundamentais, números inteiros, decimais e resolução de problemas.

ü  Ano/ série:
7º ano/ 6ª série

ü  Tempo estimado:
Duas horas aulas

ü  Material necessário:
Lápis, caderno e borracha.

ü  Desenvolvimento:
1º momento: Leitura inicial
Trecho do livro: Os Problemas da família Gorgonzola
Neste momento será feita a leitura pelo professor.

2º momento: Roda de conversa
O educando será questionado sobre a matemática no cotidiano, como:
Em quais momentos utilizamos a matemática no nosso dia a dia?

3º momento:
O professor irá propor que formem duplas e entregará atividades contendo cinco situações problemas envolvendo as quatro operações.

4º momento: socialização
As dublas deverão socializar as respostas encontradas e as estratégias usadas.

ü  Avaliação
Ao final o professor avaliará o processo, não somente a atividade, levando em conta as diferentes estratégias dos estudantes.
 ___________________________________________

Situações Problemas

___________________________________________

 A cada 2 horas, o Brasil produz 240 toneladas de lixo. Imaginando que fosse possível armazenar todo esse lixo em sacos caseiros, quantos sacos de 40 kg seriam necessários para armazenar essa montanha de lixo produzida em apenas 1 dia?
a) 48.000.
b) 72.000.
c) 144.000.
d) 960.000.
_______________________________________
Juquinha foi alertado pelo médico que o intervalo de tempo entre duas doses do consecutivas do medicamento que ele estava tomando devia ser sempre o mesmo, conforme apresentado na tabela abaixo;
Assim, o valor omitido na tabela, representado pelo símbolo *, é igual a
a) 7.
b) 8.
c) 9.
d) 10.
________________________________________

O gráfico abaixo traz informações relativas aos países “campeões de fumaça”, de acordo com a quantidade de poluentes lançados no ar.
Quantas vezes os Estados Unidos (EUA) lançam mais poluentes na atmosfera do que
a índia?
a) 6 vezes aproximadamente.
b) 3 vezes aproximadamente.
c) 2 vezes aproximadamente.
d) 1 vez aproximadamente.
____________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário