Professora Roseli

Minha foto
Itaquaquecetuba, São Paulo, Brazil

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

TV Escola

Dica: MATEMÁTICA EM TODA PARTE


O Portal da TV Escola disponibiliza para você a série Matemática em Toda Parte. São doze episódios que mostram a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia a dia, a partir de atividades sugeridas pelo professor Bigode.

matemática na cozinha 

matemática na arte 

matemática na feira 

matemática na escola 

matemática no futebol 

matemática na música

matemática no parque 

matemática no transporte 

matemática na construção 

matemática nas finanças 

matemática na comunicação 

matemática no sítio



A força da linguagem audiovisual está em que consegue dizer muito mais do que captamos, chegar simultaneamente por muito mais caminhos do que conscientemente percebemos, e encontra dentro de nós uma repercussão em imagens básicas, centrais, simbólicas, arquetípicas, com as quais nos identificamos, ou que se relacionam conosco de alguma forma (Gutierrez, 1978). 




A História do Número 1

O herói desta história é um mestre na arte do disfarce. Para algumas pessoas ele apareceu em forma de cunha, para outras como um cone. Mas independente da forma que assumiu, ele sempre foi o numero "1". Sua história é a nossa história. É uma história de lutas, de sabedoria, de filosofia. Uma história sobre as origens dos números. Nós veremos como o "1" ajudou a criar as primeiras cidades, como ajudou a construir impérios, e como inspirou as mentes mais brilhantes da história. Também conheceremos sua participação no modo de funcionamento do dinheiro. Por fim veremos como o "1" se associou ao "0" para dominar o mundo em que vivemos hoje. O mundo digital que funciona com "1"s e "0"s.






A Historia dos Números