Professora Roseli

Minha foto
Itaquaquecetuba, São Paulo, Brazil

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jogos didáticos

A construção de jogos didático-pedagógicos, além de ser uma opção divertida e instrutiva para os alunos entrarem em contato com o objeto de estudo, facilita o trabalho do educador, possibilitando-lhe maneiras de trabalhar em sala e de atingir todos os alunos.(UFSC-Revista Eletronica de extenção)

Jogo da Onça

- Use dois tipos de peças, uma representando a onça e 14 peças para os cachorros. 
 - Um jogador fica com a onça e o outro com os cachorros.
 - O jogador com a onça deve capturar cinco cachorros. O jogador com os cachorros deve encurralar a onça, deixando-a sem possibilidade de se mover no tabuleiro. O jogador com os cachorros não pode capturar a onça, deve apenas imobilizá-la. 
 - O jogador com a onça inicia a partida movendo sua peça para qualquer casa adjacente que esteja vazia. Em seguida, o jogador com os cachorros deve mover qualquer uma de suas peças também para uma casa adjacente que esteja vazia. 
 - As peças podem se mover em qualquer direção. 
 - A onça deve tomar cuidado para não entrar em sua toca (parte triangular do tabuleiro). Caso isso aconteça, ela será encurralada pelos cachorros. 
 - A onça captura um cachorro quando salta sobre ele para uma casa vazia (como no jogo de damas). A captura pode ocorrer em qualquer sentido. 
 - O jogador pode fazer mais de uma captura, se for possível (também como no jogo de damas). 
 - Os jogadores alternam as jogadas até um dos dois vencer a partida. 
 - Vence a partida quando o jogador com a onça captura cinco cachorros e quando o jogador com os cachorros consegue imobilizar a onça. 



UATI - Universidade Aberta da terceira Idade