Professora Roseli

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Itaquaquecetuba, São Paulo, Brazil

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sugestão:7º ano do Ensino Fundamental-frações

7º ano do Ensino Fundamental


Frações:


Contexto histórico:

Desde muito cedo, a humanidade pressentiu a existência de outros números, além dos números inteiros. Segundo diversos autores, o estudo das frações surgiu no Egito, às margens do Rio Nilo para demarcação de terras. Já os babilônios usavam as frações para registros de suas transações comerciais, representando com os mesmos valores monetários próprios de sua cultura. Por exemplo, metade ou um meio (½) chamavam de ardalha e a quarta parte ou um quarto (¼) chamavam de pada.
No cotidiano, existem inúmeras situações nas quais se empregam frações, como por exemplo, nas eleições vence o candidato que obtiver ½ (metade) do total de votos mais um no primeiro turno ou a maioria simples no segundo; em mapas e plantas com o uso de escalas; razões e proporções empregadas na música, na medicina, na física, na culinária, entre outras. Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/48-2.pdf. Acesso em 16/01/2012.



Tempo Previsto: 4 aulas.
Conteúdos e temas: frações.
Competências e habilidades: compreender o significado das frações na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações.
Estratégias e metodologias: história da Matemática; atividades envolvendo medidas e frações; atividade prática envolvendo medidas com unidades não convencionais.

Roteiro para a atividade / orientações ao professor
1. Apresentar o contexto histórico e as situações-problema aos alunos.
2. Observar as estratégias apresentadas pelos alunos para a resolução do problema.
3. Registrar e discutir as diferentes estratégias apresentadas pelos alunos.
4. Diagnosticar as dificuldades apresentadas pelos alunos nesta atividade.
5. Sugerir/realizar atividades extras para desenvolver as habilidades não contempladas.

Sugestões de atividades (SARESP 2009 / SARESP 2010)

1. Qual é a fração de uma hora que corresponde a quinze minutos?

2. Indique as frações correspondentes a cada situação: a) Carolina comeu 3 doces de uma caixa que continha 8 doces. b) Janice comprou 7 cadernos de um pacote que continha 10 cadernos.

3. Participam de uma conferência 9 brasileiros, 6 ingleses e 4 argentinos. Que fração do total de membros da conferência representa os brasileiros? E os ingleses? E os argentinos?

4. De um bolo de chocolate cortado em 15 pedaços iguais, Paulo comeu 1/3, Juca comeu 5/15, Zeca comeu 3/15 e Beto comeu 2/15. Quais foram as pessoas que comeram a mesma quantidade de bolo?


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